Reduplicação

É um processo morfológico que envolve a repetição de sons, sílabas ou palavras inteiras, para formar novas palavras. Pode atuar tanto na intensificação do sentido, como chororô (de choro), quanto na criação de nomes com valor afetivo, como Augusto/Gugu, além de produzir compostos com valor denominativo ou iterativo, como bate-bate.

Exemplos: bololô (de “bolo”/aglomerado de pessoas), pula-pula (brinquedo inflável no qual a criança pula repetidamente), Juju (nome carinhoso para o nome Júlia) e zum zum zum (burburinho de vozes indistintas, geralmente associado a comentários sussurrados ou rumores espalhados em um ambiente; também funciona como onomatopeia).


Referência

FERREIRA, Paulo Ricardo Sousa. Neologismos e Processos Lexicais Criativos: a Produtividade Lexical sob a Ótica da Linguística Cognitiva e Gerativa. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.14485974.v1. Acesso em: 15 fev. 2025.

Rolar para cima